Especialidades escoteiras são conquistas pessoais e que indicam conhecimento de determinado tema por certo escoteiro. As especialidades são concedidas em três níveis sendo diferenciados pelas cores, sendo elas:

nível 1: amarelo;
nível 2: verde;
nível 3: grená.

Para obter uma especialidade no nível 1, é preciso cumprir 1/3 dos requisitos. Ou seja, se houverem 9 requisitos, basta cumprir 3. Se houverem 12, é preciso cumprir 4, e assim em diante. Para obter o nível 2, são necessários 2/3 dos requisitos, e para o nível 3, todos os requisitos.

Existem cinco ramos de especialidades e as mesmas são necessárias para diversas conquistas escoteiras, entre elas os distintivos especiais: Cruzeiro do Sul, Cordões, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria.

As especialidades são divididas em ramos, sendo eles Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras.

Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo as especialidades dos Ramos Ciência e Tecnologia, Cultura e Desportos usados na manga direita.

Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje, ou no uniforme, apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.

Todas as especialidades estão listadas no Guia de Especialidades, que é periodicamente atualizado e vendido através da Loja Escoteira Nacional.


Guia de Especialidades

0

Classificação 5 / 8 votos

Deixe seu voto para nós