Compartilhar responsabilidades e valorizar a capacidade de seus assistentes executarem as tarefas delegadas é essencial. Para muita gente, no entanto, dividir o trabalho é um desafio.
Geralmente, os motivos são a falta de confiança ou uma insegurança pessoal, que gera um medo incontrolável de perder espaço para alguém que execute melhor as tarefas. Mas as coisas não precisam ser assim. Trabalhar em equipe pode - e deve - ser algo prazeroso e recompensador.
1 - Antes de tudo, franqueza:
Quando você for dividir uma responsabilidade com alguém, abra o jogo. Sinceridade sempre. Quando algo não estiver indo bem, chame e converse. Nunca deixe os problemas se tornarem uma bola de neve ou os jogue para baixo do tapete. Uma hora alguém vai levantar uma ponta e o pó vai se espalhar pra todo lado.
2 - Aceite que você não pode fazer tudo:
Esse é um problema enfrentado, principalmente, por chefes de seção, é preciso delegar. Mais que simplesmente distribuir tarefas é muito importante treinar, acompanhar e estar a postos para auxiliar quando for preciso. Mas lembre-se: faça isso sempre respeitando a autonomia de cada um.
3 - Evite as panelinhas:
Panelinhas são como cupins que, aos poucos, vão destruindo toda a estrutura. Subgrupos não têm nada a somar – só servem para dividir - e geram atritos internos que não são interessantes para ninguém.
4 - Aprenda com os outros:
Você sempre vai ter algo a ensinar – mas principalmente a aprender - baixe a guarda e permita-se ser ensinado, mesmo quando você for o chefão. Novas ideias e pontos de vista abrem espaço para evolução.
 
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